- A Merck Foundation e a Primeira Dama do Botswana celebram o Dia Internacional pela ‘Eliminação da Violência contra as Mulheres’ com o início do Concurso de Cartazes STOP VBG.
A Merck Foundation celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres com o anúncio do Concurso de Cartazes “STOP VBG EM PARCERIA COM S.Exª Srª. NEO JANE MASISI, Primeira Dama do Botswana e Embaixadora da Merck More Than A Mother, com o objective de prevenir a violência baseada no género e abuso contra a criança no país.A Directora Executiva da Merck Foundation, Drª Rasha Kelej, juntou-se ao passeio de bicicleta virtual da Primeira Dama do Botswana, S. Exª. Srª. NEO JANE MASISI para fazer parte desta iniciativa criativa. “Acredito que esta é a prima vez que uma Primeira Dama Africana percorreu o seu país por uma causa. Também foi bom ver o incrível apoio que o Presidente do Botswana, S. Exª. SR. MOKGWEETSI MASISI deu à sua amada esposa, Primeira Dama e mãe do Botswana, e a todos nós para eliminar todas as formas de violência contra as mulheres e meninas.
Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation, marks the International day of ‘Elimination of violence against Women and Girls’
“Saudo a minha querida irmã, S.Exª SRª. NEO JANE MASISI pelo seu grande esforço e pela ideia inovativa de combater a Violência Baseada no Género e de incentivar-nos a tomar uma posição contra a VBG e abuso contra a criança” a Drª. Rasha Kelej enfatizou.
Falando da Iniciativa “Stop VBG”, e antes do seu passeio de bicicleta em apoio à mesma iniciativa, a Primeira Dama do Botswana S.Exª SRª. NEO JANE MASISI disse, “A pandemia trouxe-nos a uma paralização, mas deu também origem a outra pandemia; que é a violência contra as meninas, mulheres e crianças. As desigualdades de género pré-existentes, que alimentam a violência doméstica, pioraram devido aos longos períodos de quarentena. A iniciativa “Stop VBG” e o Concurso de Cartazes junto a Merck Foundation irão contribuir aos nossos esforços para combater a VBG (Violência Baseada no Género) no Botwana, e concentramos os nossos esforços conjugados para combater a VBG, protegendo a humanidade, principalmente as meninas e mulheres. A VBG destruiu famílias e fez-nos recuar na realização dos objectivos de desenvolvimento e promoveu a desunião dentro das comunidades, tanto a nível nacional como internacional.”
A Drª. Rasha Kelej, Directora Executiva da Merck Foundation e Uma das 100 Mais Influentes Africanas (2019, 2020) enfatizou, “O surto do Coronavirus piorou o impacto das questões sociais e culturais existentes, que afectaram gravemente as mulheres e crianças, que foram presas com seus agressores e se tornaram vítimas de violência doméstica mais do que nunca. Com a iniciativa “Stop VBG”, dou as mãos à minha irmã, S. Exª Sra. NEO JANE MASISI, a primeira Dama do Botswana, para apoiar os seus grandes esforços para acabar com a violência de género e incentivar as pessoas a se posicionarem contra a VBG e abuso contra a criança. ”
O Concurso de Cartazes “Stop VBG” será o objectivo da Merck Foundation e da Primeira Dama do Botswana para contribuir na eliminação da violência baseada no género no Botswana.
O Concurso de Cartazes “Stop VBG” terá lugar no Botswana e o objectivo da competição é seleccionar o mais criativo e inspirador trabalho que advoga por um dos objectivos-chave da competição que são: Combater a VBG, ajudar as pessoas a compreender que a VBG é inaceitável e má, promover tolerância Zero à VBG, e demonstrar que a VBG pode ser emocional, financeira, física e sexual.

Download Call for Application from here
A Competição está aberta tanto para os homens como para as mulheres das idades de 18-55, e todos os Tswaneses independentemente do local de residência, são elegíveis a participar na competição.As candidaturas para a competição devem ser submetidas por e-mail no formato de Arquivo para first-lady@gov.bw includindo um resumo a explicar a mensagem chave sobre o cartaz como parte do e-mail, e o mesmo resumo não pode exceder as 200 palavras.O último dia para a submissão das candidaturas ao Concurso de Cartazes “Stop VBG” é 31 de dezembro de 2020. “A Violência contra meninas, munlheres, e crianças continua a ser uma questão urgente não apenas em África, mas em todo o mundo, e com o evento do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e o Concurso de Cartazes “Stop VBG” em parceria com a Primeira Dama do Botswana, esperamos trazer uma mudança nas nossas sociedades e transmitir que a prevenção da violência de género é um direito humano básico ”, acrescentou a Drª. Kelej