A Dra. Rasha Kelej, PCA da Fundação Merck, Presidente da Merck Mais do que uma mãe e uma das 100 africanas mais influentes (2019) enfatizou: “Eu acredito fortemente no papel crítico dos especialistas em embriologia e fertilidade para empoderar as mulheres com infertilidade através da melhoria de acesso à informação, mudança de mentalidade e ao tratamento de fertilidade de qualidade e equitativo.

Estou muito orgulhosa de que, como parte da campanha 'Merck Mais que uma Mãe', em parceria com as Primeiras Damas Africanas, os Ministérios da Saúde, Academia e Sociedades de Fertilidade, pudemos ooferecer formação prática a especialistas em embriologia e fertilidade clínica a longo prazo para formar mais de 182 especialistas em embriologia e fertilidade de 35 países, muitos dos quais foram treinados para serem os primeiros embriologistas locais em muitos países onde nunca tiveram especialistas em embriologia ou em fertilidade antes; Gâmbia, Burundi, Guiné, Níger, Chade, Ruanda, Uganda, Quênia, Serra Leoa, Zâmbia, Zimbábue, Etiópia e Libéria. Convosco, ex-alunos da Fundação Merck e nossos parceiros, estamos a fazer história e a remodelar o cenário do tratamento de fertilidade ”.

A Fundação Merck também fornecerá diploma on-line de um ano e mestrado de dois anos em medicina sexual e reprodutiva pela Universidade do Reino Unido para mais de 80 médicos de África e da Ásia para contribuir com a nossa missão de quebrar o estigma em torno da infertilidade e remodelar o cenário do tratamento de fertilidade a Sul do globo.
As Primeiras Damas Africanas de 18 países estão a trabalhar em estreita colaboração com a Fundação Merck como embaixadoras da Merck mais do que uma mãe, incluindo Zimbábue, Zâmbia, Serra Leoa, Níger, Namíbia, Moçambique, Libéria, Guiné Conacri, Gâmbia, RD do Congo, Congo Brazzaville, Chade, CAR, Botsuana e Burundi (ex Primeira Dama) e Malawi (ex- Primeira Dama). “As Primeiras Damas Africanas fizeram parceria com a Fundação Merck para liderar e executar muitas iniciativas nos seus respectivos países, como Embaixadoras da Merck Mais do Que uma Mãe, para empoderar as mulheres com infertilidade e quebrar o estigma em torno da infertilidade. Isso reflete bastante o trabalho que estamos a fazer”, acrescentou a Dra. Rasha Kelej.

A Fundação Merck formou mais de 82 Embriologistas, a par dos mais de 100 especialistas em fertilidade de 35 países: Bangladesh, Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Chade, CAR, Costa do Marfim, RDC, Congo Brazzaville, Etiópia, Gana, Guiné, Quênia, Malásia, Libéria, Mali, Mianmar, Namíbia, Nepal, Nigéria, Níger, Filipinas, Rússia, Ruanda, Senegal, Serra Leoa, Sri Lanka, Gâmbia, Togo, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.
O programa prático de formação de especialistas em embriologia e fertilidade da Merck é uma iniciativa contínua e a Fundação Merck continuará a formar mais médicos e embriologistas em mais países de África, Ásia e países em desenvolvimento.
Assista a vídeos de testemunho de ex-alunos da Merck Foundation
Merck Foundation Alumni - Meet the future Embryologists of Africa & Asia
Sobre o Programa de formação de especialistas em Fertilidade e Embriologia da Merck
O programa de formação de Especialistas em Fertilidade e Embriologia da Merck foi lançado em 2016 como parte da Merck Mais do Que uma Mãe em parceria com as Primeiras Damas Africanas e os ministérios da saúde. Sob esse programa, a Fundação Merck vem fornecendo formação prática a candidatos de África e da Ásia, em parceria com muitos institutos de formação como o Instituto de Ciência da Reprodução da Indonésia (IRSI), Indonésia; Instituto Internacional de Formação e Pesquisa em Saúde Reprodutiva (IIRRH), Índia; Academia Manipal de Ensino Superior (MAHE), Índia e Hospitais de Fira Indira, Índia.
Merck Foundation-Embryology Training Prog in India- Platform For Standalone Embryologists in Africa
Sobre a campanha "Merck mais que uma mãe"
"Merck Mais do que uma Mãe" é um movimento forte que visa empoderar as mulheres com infertilidade através do acesso à informação, educação e mudança de mentalidade. Esta poderosa campanha apoia os governos na definição de políticas para melhorar o acesso a soluções regulamentadas, seguras, eficazes e equitativas de tratamento de fertilidade. Ele define intervenções para quebrar o estigma em torno de mulheres com infertilidade e aumenta a conscientização sobre prevenção, tratamento e infertilidade masculina. Em parceria com as Primeiras Damas Africanas, os Ministérios da Saúde, Informação, Educação e Género, Academia, formuladores de políticas, sociedades internacionais de fertilidade, mídia e arte, a iniciativa tambformação a especialistas em fertilidade e embriologistas para desenvolver e aprimorar a capacidade de tratamento da fertilidade em África e países edesenvolvimento.
Merck Foundation Future Embryologist of Ghana, Mali, Senegal Cameroon, Cote d'Ivoire, Togo Myanmar.
Com a “Merck mais que uma mãe”, iniciamos uma mudança cultural para desestigmatizar a infertilidade em todos os níveis: melhorando a conscientização, treinando especialistas locais nas áreas de tratamento de fertilidade e mídia, desenvolvendo de advocacia em cooperação com as Primeiras Damas e mulheres africanas líderes e apoiando mulheres sem filhos no início de seus pequenos negócios. É tudo sobre dar a cada mulher o respeito e a ajuda que ela merece para viver uma vida gratificante, com ou sem um filho.
A Fundação Merck lançou novas iniciativas inovadoras para sensibilizar as comunidades locais sobre a prevenção da infertilidade, a infertilidade masculina, com o objectivo de quebrar o estigma da infertilidade e empoderar as as mulheres com infertilidade como parte da Campanha de Sensibilização Comunitária Merck Mais do que uma Mãe, tais como:
• Prémios de jornalismo "Merck mais do que uma mãe" e formação em mídia de saúde
• Prémios de moda "Merck mais do que uma mãe"
• Prémios de Filme Merck 'mais do que uma mãe'
• Músicas locais com artistas locais para abordar a percepção cultural da infertilidade e como alterá-la
• Livro de histórias para crianças, adaptado para cada país
Assista a vídeos de testemunho de ex-alunos da Merck Foundation
Merck More Than a Mother-Embryology Training in India to Improve Access to Fertility Care in Africa
Merck Foundation trained Embryologist, Ms. Meko Kenkpen from Liberia
Merck Foundation Alumni, Dr. Patience Monica Martor trained Embryologist from Liberia
Merck Foundation trained Embryologist, Mr. Philip Baysah from Liberia.
Merck Foundation Alumni, Mr. GASSIM CHOUEB, trained embryologist from Chad
Merck Foundation Alumni, Ms. Dawing Tingola, trained Embroyologist from Chad
Merck Foundation Future Fertility Specialist from Namibia, Rwanda, The Gambia, Zambia, Guinea
Merck Foundation Alumni - Local Fertility Specialists
Merck Foundation Making History in Rwanda by supporting first IVF center
Merck Foundation Fertility & Embryology Training Program Alumni Testimonials from Liberia