Dr. Rasha Kelej, CEO of Merck Foundation & President, Merck More Than a Mother during her meeting with H.E. Madam DENISE NYAKERU TSHISEKEDI, The First Lady of Democratic Republic of The Congo and Ambassador of Merck More Than a Mother.
- A Primeira Dama da RD Congo faz parceria com a Merck Foundation para desenvolver a capacidade de saúde, quebrar o estigma da infertilidade e emopderar as meninas através da educação.
- A Directora Executiva da Merck Foundation ressaltou o seu compromisso de longo prazo com o desenvolvimento social e económico da República Democrática do Congo por meio de sua parceria com a Primeira Dama e o Ministério da Saúde.
A Merck Foundation ressaltou o seu compromisso de longo prazo através dando início a sua parceria com a Primeira Dama da Repíública Democrática do Congo, S.Exª. Madame DENISE NYAKERU TSHISEKEDI

Durante o encontro a alto nível realizado nesta semana, a Drª. Rasha Kelej, Directora Executiva da Foundation, nomeou a Primeira Dama da República Democrática do Congo como Embaixadora da Merck More Than a Mother para trabalhar em estreita relação com a Merck Foundation para quebrar o estigma da infertilidade , desenvolver capacidade de saúde e empoderar as meninas através da educação no país.
A S. Exª. Madame DENISE NYAKERU TSHISEKEDI, Primeira Dama da República Democrática do Congo e Embaixadora da Merck More Than a Mother enatizou, “Estou muito feliz de fazer parceria com a Merck Foundation e começar os seus programas valiosos no nosso país como sua Embaixadora. Estes programas ajudar-nos-ão a transformar o nosso sector de saúde pública e criar uma mudança futura para empoderar as mulheres com infertilidade e sem filhos através do acesso à informação, saúde e mudança de mentalidade bem como empoderar as meninas através da educação que é muito próxima do meu.”
A Drª. Rasha Kelej, Directora Executiva da Merck Foundation e Presidente, da Merck More Than a Mother enfatizou, “Tenho muito orgulho de trabalhar em parceria com a Primeira Dama da República Democrática do Congo e de desejar-lhe as boas vindas como Embaixadora da Merck More Than a Mother, e novo membro da Iniciativa das Primeiras Damas da Merck Foundation-MFFLI. Com o surto da pandemia global do coronavírus, o desenvimento de capacidade de saúde reveste-se de maior importância e, através da nossa parceria, planeamos oferecer formação especializada para munir os médicos locais com as habilidades de que precisam para melhorar o acesso a soluções de saúde equitativas e de qualidade. ”
À margem da nomeação da Primeira Dama da República Democrática do Congo como Embaixadora da Merck More Than A Mother, a Merck Foundation também celebrou o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”.
Watch: Dr. Rasha Kelej meets DRC First Lady to build healthcare capacity, break the stigma of Infertility and empower girls through education
“A Violência contra as mulheres e meninas (VAWG) é uma das violações dos direitos humanos mais generalizadas, persistentes e devastadoras e, por ocasião do 'Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres', devemos trabalhar juntos para eliminar a violência contra as mulheres e meninas de uma vez por todas “Drª. Rasha Kelej, Directora Executiva da Merck Foundation.
A Merck Foundation inscreveu 32 médicos da República Democrática do Congo no curso de mestrado em Diabetes em francês acreditada pela UK como parte do seu programa “Diabetes Blue Point Program” para ajudar os médicos a prevenir e tratar a doença nas comunidades.
A Merck Foundation também deu formação em Fertilidade e Embriologia a 5 Médicos da República Democrática do Congo com o objective de estabelecer uma plataforma forte dos primeiros especialistas em Fertilidade e Embriologistas para atender os casais com infertilidade no país como parte da sua campanha histórica “Merck More than a Mother”.
A Merck Foundation também inscreveu um Oncologista da República Democrática do Congo como parte do seu Merck Oncology Fellowship Program para aumentar o número limitado de oncologistas no país e planeia inscrever mais médicos após o término do bloqueio por coronavírus.
A COVID-19 afectou gravemente as famílias de trabalhadores casuais e diários. Para ajudar nessa questão, a Merck Foundation fez uma doação da comunidade para trabalhadores casuais e mulheres para apoiar as famílias pobres na República Democrática do Congo como parte do seu programa de resposta ao coronavírus.
“Também estamos a planear apoiar 20 meninas como parte da Merck Foundation -‘ Educar Katty ’, que visa empoderar meninas através da educação na República Democrática do Congo. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Primeira Dama neste novo programa com o objectivo de empoderar as meninas através da educação ”, acrescentou a Drª. Rasha Kelej, Uma das 100 Africanas Mais Influentes (2019, 2020).
A Merck Foundation também anunciou 9 vencedores da República Democrática do Congo dos seus Prémios de Jornalismo “Fique em Casa” 2020, lançados no início deste ano em parceria com a Primeira Dama da República Democrática do Congo com o objectivo de desenvolver a capacidade da mídia e elevar a conscientização sobre a pandemia Covid-19.
Os vencedores da Merck Foundation “Stay At Home“ Media Recognition Awards da República Democrática do Congo são:

Clique o ícone abaixo para
Baixar o Aplicativo da Merck Foundation